sexta-feira, 1 de junho de 2012

"Pequena" apresentação

Fala, pessoal. Este site tem a finalidade de apresentar alguns dos meus desafios durante o aprendizado da flauta transversal, além de compartilhar links e vídeos interessantes sobre o assunto. Gostaria, antes de mais nada, de fazer uma pequena apresentação e narrar como eu cheguei até aqui.

Há alguns bons anos eu aprendi a tocar violão por conta própria. Passava horas e horas tocando o instrumento diariamente e isso realmente me fazia muito bem. As minhas influências foram diversas, desde o metal até world music, o que me permitiu aprender uma grande variedade de técnicas e ritmos. 

Os anos se passaram e um belo dia eu quis aprender um outro instrumento. Inspirado pelos caprichos de Niccolò Paganini, resolvi vender o meu querido PS2 para comprar um violino barato (não me arrependo até hoje). Contava com a ajuda da minha mãe, que fazia aulas há aproximadamente um ano e corrigia a minha postura no instrumento. Acontece que violino é um instrumento bastante difícil e requer uma dedicação muito grande, que eu não estava podendo fornecer na época (trabalho + faculdade acabam com qualquer um).

Os meses se passaram, larguei o violino, juntei dinheiro e decidi comprar um teclado. A minha grande inspiração dessa vez foi a banda "Emerson Lake & Palmer", em especial esta música. Toquei o instrumento durante umas três semanas e depois enchi o saco. O fato de eu chegar em casa cansado do trabalho e ter que ligar o teclado, tocar sempre em um mesmo lugar e não poder levá-lo para canto nenhum, me frustrou bastante.

( Embora eu não tenha aprendido nem teclado nem violino, me dá uma felicidade muito grande em saber que eu já pude estudar basicamente a mecânica de cada um e que eles estarão sempre presentes na minha casa)

Os meses passaram novamente (ainda bem!) e eu estava cada vez mais fissurado em Jethro Tull , em especial esta música  (não poderia faltar uma música especial!). Um belo dia, eu tinha fechado um projeto, recebido por ele e estava voltando de carona com um amigo. Foi neste momento que veio à cabeça o seguinte pensamento esquizofrênico: "Preciso aprender as músicas do Jethro Tull, vou comprar um flauta transversa!". Cheguei em casa, já era um pouco tarde, deixei uma parte do dinheiro guardado e com a outra fui em uma loja de instrumentos musicais.

Eu nunca tinha pego em uma flauta transversa na minha vida. Eu nunca conheci ninguém que soubesse tocar nenhuma flauta de nenhuma espécie. Eu simplesmente estava muito animado e fui com a cara e com a coragem escolher o meu instrumento. Além disso eu estava com um pensamento fixo: "Desta vez eu preciso aprendê-lo!!!". Isto foi no dia 28 de dezembro de 2011, acredito.

Chegando na loja de música, pedi uma flauta transversa banhada a prata (ainda bem que eu tive bom senso com isso!) e da marca Condor (o que não foi uma escolha muito boa :-/) . Além dela, eu pedi um método de flauta transversal (o único que tinha). Tudo, no total, deu R$600,00.

Novamente estava eu hackeando a flauta e aprendendo sozinho. O método que eu comprei me ensinou como montá-la, como segurá-la e a posição dos dedos. Acho que foi um bom ponto de partida! O problema é que ele não ensinava muito bem como cuidar do instrumento, rs, o que acabou causando algumas consequências ruins. 

Depois do meu primeiro mês tocando flauta, conheci pessoas muito especiais que me chamaram para a banda Cancionarium - um projeto de world music/progressivo/folk/alternativo/celta/etc, ou seja, um fusion de tudo o que eu sempre gostei até então! Acredito que a confiança que o povo depositou em mim como "flautista" foi o maior estímulo para que eu continuasse firme e forte no instrumento. Tenho muito a agradecer a este grupo, principalmente a minha amiga Carol Schavarosk (vocalista, percussionista e agora também flautista!), que, além de ter sido a pessoa que me convidou para fazer parte do mesmo, tem sempre me apoiado em muitos pontos importantes da minha vida - e provavelmente será uma das primeiras leitoras deste blog!

Inspirado em toda essa história, este site tem exatamente a finalidade de reunir os materiais que utilizei e estou utilizando para aprender flauta transversal. Espero, assim, tornar mais fácil a vida de quem quiser se aventurar como eu no aprendizado do instrumento.

Espero que vocês gostem! :-)

5 comentários:

  1. FIRST!






    Hahaha to brincando Pedrinho! Como sempre só tenho elogios, vc sabe o que penso sobre teus talentos! Vamo que vamo! Vc estava certo, eu vou adorar esse blog :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que seria a primeira! ^^. Muito obrigado, Carol!

      Excluir
  2. Ah, coloca a ferramenta de "seguir"no blog, poxa!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Otimo, ja venho uns 2 3 anos me segurando para comprar uma flauta transversal, sempre gostei de instrumentos de sopro, e a anos cada vez mais venho me apaixonando pela flauta transversal, este texto me encorajou a comprar minha primeira, ja esta mais do que na hora de perder o recesseio de comprar e aprender a tocar algo que realemtne tenho vontade.
    Mas tenho duvidas sobre o instrumento, encontrei uma Suzuki niquelada afinada em dó, esta seria uma boa escolha para compra? Minhas principais influencias são rock e jazz, e tambem caio um lado no mpb, seria uma escolha adequada?
    Obrigado

    ResponderExcluir